Reciclagem

Compromisso com a reciclagem e reuso consciente dos plásticos

As embalagens plásticas são uma das soluções mais eficazes e baratas para diversas empresas e indústrias. É possível criar uma infinidade de produtos e com alta escala. Mas, sabemos que o plástico, em muitos casos, é descartado de forma incorreta, afetando o meio-ambiente e a população.

O motivo disso? A falta de consciência da sociedade em relação ao descarte correto dos plásticos para reciclagem de embalagens.

Nós, da Grafigel, atendemos todas as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e somos signatários do Acordo Setorial de Embalagens.

O que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.

E o que é o Acordo Setorial de Embalagens?

É um ato de natureza contratual firmado entre o Poder Público e os fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes e tem como objetivo garantir a destinação final ambientalmente adequada das embalagens.

O cumprimento das obrigações do Acordo Setorial se dá através da realização de ações estruturantes por parte das empresas, por meio das quais será verificado a meta de aumento da taxa de materiais reciclados recuperados e “desviados” dos resíduos urbanos atualmente encaminhados para aterro.

Ações previstas pelo Acordo:

 

  • Campanhas de conscientização para a separação e destinação correta dos resíduos
  • Aumento da coleta seletiva oferecida pelos municípios
  • Geração de trabalho e renda por meio do apoio às formalização e capacitação das cooperativas de catadores
  • ​Instalação de pontos de entrega de resíduos pela população – Ponto de
  • Entrega Voluntária (PEV)

Motivos para reciclar embalagens plásticas

Diminui a quantidade de lixo nos aterros

Reduz o uso de petróleo na fabricação

Poupa energia nas fábricas

Reduz a dependência de combustíveis fósseis

Gera mais trabalho e renda para as pessoas

Tampinha Legal

O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina.

Lançado em 2016, na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), o Tampinha Legal é simples, de fácil aderência e de baixo custo. Todas as classes socias, níveis de instrução e faixas etárias participam do Tampinha Legal. É através do Tampinha Legal que as entidades assistenciais do terceiro setor buscam sustentabilidade econômica para viabilizar e dar continuidade a seus trabalhos. Além de promover, sustentabilidade social e ambiental, atende portanto ao tripple bottom line. O Tampinha Legal também oportuniza atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e ESG.

Informações e Orçamentos